Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

O SINJOPER

Histórico 

Fundado em 13 de setembro de 1991, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper) teve como primeira presidente a jornalista Fátima Oliveira. A fundação teve a contribuição ativa dos jornalistas Expedito Perônico, Flávio Rabelo, Gustavo Abreu, Kátia Brasil, Márcia Seixas, Marcelo Bussachi, Sebastião Valentim e Suely Ruiz.

A missão da primeira diretoria foi regularizar a atividade no Estado entre os jornalistas que já exerciam a profissão na época por meio do registro profissional. Como em Roraima não havia representação da Delegacia Regional do Trabalho, inicialmente os registros foram concedidos através da Delegacia Regional do Amazonas (DRT-AM).

Entre os nomes dos profissionais que já ocuparam a Presidência do Sinjoper estão Rui Figueiredo, Márcia Seixas, Ionio Alves, Jessé Souza, Humberto Silva, Aroldo Pinheiro, Gilvan Costa e Adriana Cruz.

Quem somos?

O Sinjoper tem a missão de atuar em defesa da democracia, dos interesses da classe jornalística, além da celebração de acordos, contratos e convenções coletivas de trabalho, representando a categoria profissional em congressos, conferências e encontros no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional.

Atualmente, o Sindicato é presidido pelo jornalista Paulo Thadeu Franco das Neves, tendo como vice-presidente, Sônia Lúcia Nunes Pinto, na função de secretário geral, Frank Dennis Martins e à frente da Tesouraria, a jornalista Marilena Freitas.

A atual gestão organizou e realizou o 1º Congresso dos Jornalistas do Estado de Roraima em setembro de 2022, com o tema “Jornalismo e Código de Ética: por Direitos Humanos na Amazônia”. Foram realizados debates relativos à atuação na Amazônia, a importância dos cursos de graduação e pós-graduação, além de contribuições sobre os rumos da profissão. Durante o evento, foi aprovada a Carta dos Jornalistas de Roraima, onde a categoria comprometeu-se em defender a democracia e combater a disseminação de notícias falsas.

Em 2023, o Sinjoper criou a Carteira Digital, onde os sindicalizados em dia com as contribuições sindicais podem obter descontos em empresas, lojas e parceiros credenciados. A Carteira é disponibilizada por meio de aplicativo e pode ser utilizada em Roraima como identificação profissional.

A gestão atual criou a Campanha “Sou jornalista com orgulho”, para venda de canecas personalizadas como incentivo à regularização das contribuições financeiras mensais e anuais de diversos sindicalizados. Também foi retomada a emissão em Roraima da Carteira da FENAJ.

Em março de 2023, ocorreu a filiação junto à Central Única dos Trabalhadores (CUT), tendo o Sinjoper conquistado espaço para suas reuniões, assembleias e destinação de documentos e correspondências na sede da Central, na avenida Mário Homem de Melo, 3878, no bairro Buritis.

O Sinjoper atua em defesa da infância e juventude no Estado tendo assento no Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescentes de Roraima (CEDCAR). O atual presidente do Sindicato, Paulo Thadeu é o coordenador do Fórum Estadual da Criança e Adolescente.