Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

PROGRAMAÇÃO

1º Congresso dos jornalistas profissionais do estado de Roraima

“JORNALISMO E CÓDIGO DE ÉTICA: POR DIREITOS HUMANOS NA AMAZÔNIA”

Boa Vista-RR, 15 de setembro de 2022 – Sexta Feira.
Local: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais – PRONAT-UFRR

8h as 9h Credenciamento

9h Abertura solene Composição da Mesa, com Hino, e falas de saudações.

9h20 – Palestra: “A ideia de civilização nas imagens da Amazônia” com o professor Doutor Maurício Zouein da Universidade Federal de Roraima, do curso de Comunicação Social e Pós Graduação em Comunicação da UFRR.

10h20 – Palestra : “O Jornalismo sob ataque: da indústria das fake news e da distorção do principio da liberdade de imprensa” com a Jornalista Cristina Serra , formada pela Universidade Federal Fluminense. Colunista da Folha de São Paulo e do ICL Notícias.

11h20 – Palestra : “A organização e atuação da Rede de Proteção a Jornalista e Comunicadores” com o jornalista Paulo Thadeu F. das Neves, formado pela Universidade Federal de Roraima. Editor do site informepopular, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do estado de Roraima – SINJOPER e mestrando do PPGCOM/UFRR

12h – Intervalo Almoço

14h – Palestra: “A FENAJ: sua atuação e a luta pela valorização do diploma de jornalista” com a jornalista Adriana Cruz, formada pela Universidade Federal de Roraima. Integrante da assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima e Vice-Presidente Regional FENAJ representando os estado de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia).

14h40 – Palestra: “Pelo fortalecimento do SINJOPER: sindicalização, contribuição e participação” com a Jornalista Marilena Freitas, da assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima, Tesoureira do SINJOPER e mestranda do PPGCOM/UFRR.

15h20 – Mesa debate : “Pela valorização e fortalecimento do curso de graduação e pós graduação em Comunicação nas universidades públicas”. Participação do professor José Tarcísio da Silva Oliveira Filho – Coordenador do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFRR, do professor Luís Francisco Munaro – Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal de Roraima, Acadêmico Cauã Plácido Peres – Presidente do Centro Acadêmico de Comunicação da UFRR. Mediação do SINJOPER (Jornalista Ricardo Honorato).

16h20 – Mesa Debate :“O uso do Código de Ética dos Jornalistas na atual conjuntura”. Participação do jornalista Fernando Estrela – presidente da comissão de Ética do SINJOPER, jornalista Antônio Lima Junior, da representação do Sindicato dos Jornalistas do estado do Ceará junto a FENAJ, e da jornalista Cristina Serra associada da Associação Brasileira de Imprensa – ABI. Mediação do SINJOPER (Jornalista Sônia Nunes).

17h20 – Homenagem aos presidentes do SINJOPER nesses 31 anos de fundação do sindicato. (Jornalistas Joselinda Lotas e Dênis Martins) e Leitura da Carta aos Jornalistas de Roraima assinada pela Diretoria do SINJOPER (Jornalista Érica Figueredo)

17h50 – Fala de encerramento do Congresso – Pres. do SINJOPER jornalista Paulo Thadeu F. das Neves.

18h – Coffee Break