Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

Eleições 2022

Eleita nova diretoria para conduzir Sinjoper nos próximos três anos Destaque

A eleição começou 9h e encerrou às 17h, por meio do voto online na plataforma da entidade

Nesta terça-feira (29), a chapa “Jornalista Márcia Seixas – Sinjoper em Defesa dos Jornalistas” foi eleita para conduzir o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima para o triênio 2022-2025. Essa é a primeira vez que a instituição realizou eleição na modalidade online.

A chapa única encabeçada pelo jornalista, Paulo Thadeu Franco das Neves, tem como vice-presidente a jornalista Sonia Lucia Nunes Pinto. A atual presidente, Adriana Cruz, e vice-presidente Gilvan Costa, integram a diretoria no Conselho de Representação junto à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

O novo presidente da Sinjoper, Paulo Thadeu adiantou que os próximos passos da entidade são promover uma campanha de sindicalização e lutar para que o sindicato tenha sede própria. “A valorização dos jornalistas, a defesa dos direitos humanos, a democratização da comunicação, e lutar contra as perseguições que a categoria vem sofrendo são pautas para o Sindicato discutir, bem como a questão salarial”, disse.

A eleição começou 9h e encerrou às 17h, por meio do voto online na plataforma da entidade (sinjoper.org.br), com participação dos jornalistas sindicalizados. “Nesta eleição, dos 50 jornalistas aptos a votarem, houve um coeficiente de 78%, ou seja, 39 votantes. Essa é a primeira vez que o Sinjoper realiza uma eleição online, pois muitos profissionais de comunicação estão viajando e considerando também a pandemia da Covid-19”, explicou o presidente da Comissão Eleitoral, José Eduardo Figueiredo. Ele é presidente do Sindicato dos Radialistas do Estado de Roraima.

A eleição também definiu as composições da Comissão de Ética e a Delegação junto à Fenaj.

Avanços e desafios do SINJOPER

Adriana Cruz que presidiu a Sinjoper por três anos, relembrou os avanços da entidade. “Conseguimos algumas conquistas para a categoria. Tivemos que vencer a MP [Medida Provisória] 905 que tentou derrubar a obrigatoriedade do Registro Profissional para o exercício da profissão”, disse.

Outro momento marcante foi a inclusão dos jornalistas e radialistas no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19 em Roraima. “Fizemos várias reuniões para conseguir colocar entre as categorias prioritárias para a imunização contra esse vírus. Uma medida de grande relevância contra o adoecimento dos nossos profissionais que estão sempre na linha de frente para garantir que a população seja bem informada e no combate diária as fakes news”, destacou.

O Sindicato também dialogou e recomendou a questão salarial dos profissionais com os empregadores. “Em Roraima não temos acordo coletivo para um piso salarial, em função da falta de um sindicato patronal para negociar, mas isso não impediu nossa luta. Encaminhados várias recomendações com piso mínimo de R$ 2.500 para uma jornada de cinco horas diárias”, explicou.

O Sinjoper conquistou também espaço na Fenaj, ocupando o Departamento de Educação e Aperfeiçoamento Profissional, um dos mais importantes da Federação dos Jornalistas.

 

Diretoria Executiva Sinjoper

Presidente – Paulo Thadeu Franco das Neves

Vice-Presidente – Sonia Lucia Nunes Pinto

Secretário-geral – Ricardo Honorato de Souza

1º Secretário – Frank Dennis Martins Cunha

2º Secretário – Joselinda Cavalcante Lotas

1º Tesoureiro – Marilena Barbosa de Freitas

2º Tesoureiro – Erica Patrícia Rodrigues Figueredo