Av. Mário Homem de Melo, 3873 - Buritis, Boa Vista - RR. Cep 69309-198

Carteira Nacional de Jornalista

Preencher Formulário de Sindicalização

Obtenha o Registro Nacional ao realizar o cadastro

Baixar Formulário de Sindicalização

O profissional interessado em preencher manualmente

Solicitar DRT pelo SIRPWEB

Registro profissional é um cadastro de trabalhadores

1. Cópia do diploma (caso tenha nível superior); Se não tiver, diploma do ensino médio.

2. Cópia da DRT (Os jornalistas mais experientes têm a DRT na Carteira de Trabalho). Se não tiver DRT e trabalha na área, (solicitar no endereço eletrônico). Se demorar a sair, vai direto na DRT com os dados da solicitação feita via internet que eles resolvem a situação.

3. Preencher a ficha de sindicalização com todos os dados solicitados. As datas devem estar completas. Ex: Data da emissão do diploma: 02.04.2002.

A ficha de sindicalização está disponível no site do Sinjoper no link (https://forms.gle/kZfwGcWq8ygUjd6F7). Após preencher a ficha e salvar, imprimir, assinar e entregar à Tesouraria do Sinjoper em envelope junto com as cópias da RG, CPF, comprovante de residência, diploma de nível superior ou segundo grau, cópia do registro profissional emitido pela DRT, duas fotos 3×4, e o comprovante do primeiro pagamento.

Todos esses documentos devem estar legíveis. Para aqueles que têm registro da DRT na Carteira de Trabalho, fazer cópia das 1ª e 2ª páginas de identificação + a que está o registro da DRT). 

4. Preencher a ficha de desconto em folha e entregar no RH da empresa (Caso desempenhe as funções em empresa privada, com carteira assinada, ou em instituição pública, seja efetivo, seletivado, comissionado e etc. Em caso de ser autônomo, tem a opção de pagar a contribuição sindical de forma mensal ou anuidade integral, via PIX ou transferência, e enviar o comprovante para Tesouraria do Sinjoper dar baixa.

5. Duas fotos 3×4 (pode ser transformada em 3×4 aquela self que você ama). Uma das fotos fica na ficha e a outra vai para o arquivo da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) para emissão da carteira de jornalista com validade nacional.

6. A mensalidade atual do Sinjoper é no valor de R$ 25,00. PIX do Sindicato: CNPJ 84021823/0001-93.

7. A emissão da Carteira da Fenaj custa R$ 100,00. Quem tiver interesse, deve entregar em um envolepe para o Fernando Estrela ou Wirismar Ramos os seguintes documentos: cópias da RG, CPF, comprovante de residência, diploma de nível superior ou segundo grau, cópia do registro profissional emitido pela DRT, uma foto 3×4, e o comprovante do pagamento feito à Fenaj. Todos esses documentos devem estar legíveis. Para aqueles que têm registro da DRT na Carteira de Trabalho, fazer cópia das 1ª e 2ª páginas de identificação + a que está o registro da DRT).
* No ato da sindicalização, já pode pedir a Carteira da Fenaj.